É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade de Lisboa em 1978 e doutorado em Gestão pela Universidade de Orléans em 1988, com a tese intitulada Economies d’échelle et rentabilité dans l’industrie de l’assurance: l’example Portugais.

Agregado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, por unanimidade, com a lição Os riscos de rendimento de reforma: a utilidade dos fundos de pensões na sua gestão em 1994.

Autor de diversos artigos sobre Seguros, Poupança e Reforma, nomeadamente Immunization using a stochastic-process independent multi-factor model: The Portuguese experience, em colaboração, Journal of Banking & Finance, Vol. 30, nº 1 pp.133-156; 2006; “The Financial Sustainability of the Portuguese Social Security System, em colaboração, The Geneva Papers on Risk and Insurance – Issues and Practice, Vol.29, Nº3, 2004; The Immunisation of a workers’ compensation fund, em colaboração. Comunicação apresentada no 277h International Congress of Actuaries, 2002; Equilibre dans le financement de la Securité Sociale. La transition d’un système en répartition à un système en capitalitation partiale –Le cas Portugais, comunicação apresentada no 26th International Congress of Actuaries em Birmingham, 1998 e La retraite, l’Epargne et l’Intégration des Fonds de Pensions: Le cas Portugais, Association Internationale pour l’Etude de l’Economie de l’Assurance – Etudes et Dossiers séries nº.184 1994.

Professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão. Coordenador do Curso de Pós-Graduação de Gestão de Bancos e Seguradoras.

Membro de diversas associações científicas: nomeadamente do Instituto dos Actuários Portugueses do qual foi eleito Presidente da Direcção em Abril de 2001; da “Association Actuarielle Internationale”, do Observatoire de l’Epargne Européenne e do Centro de Investigação sobre Economia Financeira (CIEF), centro de investigação do Instituto Superior de Economia e Gestão.

Vice Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão desde Janeiro de 2003.

Presidente do Conselho Directivo do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social (IGFCSS) entre 1999 e 2001.