Jorge Miguel Bravo é Professor de Economia e Finanças da Universidade Nova de Lisboa - Information Management School (NOVAIMS) e Professor Convidado da Université Paris IX Dauphine em Paris. É Doutorado e licenciado em Economia pela Universidade de Évora (UE) e Mestre em Economia Monetária e Financeira pelo ISEG-UTL.

Foi durante 16 anos docente no Departamento de Economia da UE, onde dirigiu o Mestrado em Economia Monetária e Financeira e integrou como investigador o Centro CEFAGE. Coordena o Observatório dos Riscos Biométricos da Associação Portuguesa de Seguradores e é membro do Banco BBVA Pensions Institute em Madrid.

É consultor do INE, do Ministério das Finanças, do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (MSESS) e de grandes seguradoras nas áreas de Risk Management & Pension Systems. Integrou, como membro externo, a Comissão Interministerial de Reforma do Sistema de Segurança Social em Portugal.

É autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados por editoras nacionais e internacionais e por jornais académicos de referência internacionais.